No post anterior, chegamos a segunda metade do album, agora, vamos até o final desse jornada!
Imagem da Internet.
8. 911:
Essa música me remeteu a duas coisas, a primeira a intro me lembro de forma nostálgica a música ArtPop (não sei porque 😂😂😂). A segunda, falo depois 😁.
Se vocês quiserem comparar, vou deixá-la aqui:
Falando de emoções, essa música me deixou bem triste, eu tive a impressão que a Gaga se olhava no espelho e ficava repetindo que o maior inimigo dela era ela mesma, percebo que ela canta quase como se tivesse sussurrando, é como se ela tentasse provar para ela mesma.
Pode ser que essa música tenha alguma ligação com Paparazzi (911 emergency...), no clipe de Paparazzi ela mata o namorado, nessa música (911) sinto como se os pensamentos negativos dela quisessem sucumbí-la e ela precisa de ajuda, essa teoria faz sentido quando no final música ela canta: por favor, concerte a linha. E todos, ou pelo menos parte desses pensamentos negativos, derivaram da fama.
Imagem da Internet
9. Plastic Doll:
Tive duas impressões sobre essa música, ela pode ser levada ao pé da letra, como uma relação tóxica, a parte que Gaga canta: "Se você for um garoto real, não brinque comigo" e reforçando com "isso machuca". Em minha opinião essa música reforça a Fun Tonight.
Em contraponto posso também perceber uma crítica a indústria, para quem lembra, nos últimos álbum da Gaga, ela foi bem criticada, principalmente pelos fans, pois achavam que a ela poderia fazer mais. A maioria está acostumada com a Gaga de The Fame, The Fame Monster e principalmente Born This Way, porém esquecem que além de artista ela é um ser humano, e a fama, a cobrança e as críticas a machucam muito.
A voz e o sentido de crítica de Plastic Doll para mim soam bem claros, a música soa como se ela fosse robótica e tivesse que se objetificar e lançar o que a indústria manda, no entanto os graves mostram que mesmo com a dura imposição, a ela tem voz, e mostra sua voz real.
Acredito que até agora essa tracklist tenha sido colocada em ordem cronológica, na música anterior (911) Gaga canta que "guarda suas bonecas dentro da caixa de diamantes" e agora ela se coloca como uma boneca. A frase que parecia solta, agora tem um sentido bem amplo.
O último ponto (prometo 😂😂) eu achei a música bem parecida com Wildest Dreams da Taylor Swift, (nos agudos).
Pode parecer uma viagem da minha cabeça, mas comparem:
10. Sour Candy (feat. BlackPink):
Uma música curta, com gosto de quero mais 😂😂, com uma sonoridade diferente, eu diria que com bastante personalidade, Gaga trouxe Black Pink para o universo Chromatica, no entanto não tirou a essência delas, e isso é bem perceptível, ainda sim, uma música bem encaixada, acredito que um clipe cairia bem, os vocais da Gaga são bem nítidos, contrastando com a suavidade do grupo, e esse talvez seja o real objetivo de Sour Candy o doce de BlackPink e o árido dos vocais de Lady Gaga, uma boa brincadeira musical.
11. Enigma:
Iniciando a análise, essa música é realmente um enigma 😂😂, creio que poderia ter saído de ArtPop Act II.
Acredito que essa é uma música diferente de tudo que ela já fez, com vocais fortes (como se ela sentisse a necessidade de ser ouvida) e agudos perfeitos, ao mesmo tempo com um refrão dançante, que você para de prestar atenção na letra que antes era nítida, para dançar conforme a música. (O refrão fica na cabeça). A ponte volta com e dá um ar nostálgico.
Penso que, essa seja mais uma música metafórica, podem ter vários significados, como o nome já sugere, pode ser para a crítica, para a fama ou até mesmo para alguém (nunca saberemos 😂😂😂)
Em minha opinião essa música (a letra) lembra um pouco a de Bad Romance, com seu questionamento, e também a letra da música Artpop. (Pode ser mais uma viagem da minha cabeça).
"We could be lovers, even just tonight"
"We could be anything you want"
12. Replay:
Mais uma música com o nome atraente, um ritmo dançante com uma letra sombria, seu refrão assim como a música anterior é um tanto quanto grudento. É similar a uma tentativa de esconder a dor através da música. Sua letra é um tanto quanto intensa, e seus vocais inconstantes.
13. Chromatica III:
Uma instrumental interessante, se fosse mais longa poderia ser feito para um filme futurista, ou ter entrado em algum ponto no clipe de Stupid Love.
14. Sine from above (feat. Elton John):
O que dizer desse hino?
Depois de Replay achei que viria uma música mais dançante, mas
a música começa lenta e tem uma crescente maravilhosa, é quase como um refúgio em meio a toda a dor retratada nas músicas anteriores. O piano aparece sim! Algo que em um feat. desse, não poderia faltar!
A letra é genuína e um tanto quanto inocente, é perceptível sua simplicidade. Os 20 segundos finais a música toma outro rumo, (vejo um que de ArtPop aqui) é como se quisesse despertar você dessa viagem, falando em viagem, acredito que esse é o ponto mais profundo da experiência Chromatica (vou falar mais disso no final).
15. 1000 Doves:
Com sua letra intensa, Lady Gaga mais uma vez fala sobre liberdade, mais uma música que acredito ser destinada para os fans, soa quase como The Cure, ou uma música que poderia ser do álbum Joanne, mas com vocais fortes, como se ela gritasse por liberdade. A música tem uma crescente interessante, inicialmente ela pede para ser ouvida, e no meio para o final ela canta: se você me ama então, me liberte, se não ama, então amor, vá embora.
A versão voz e piano também é maravilhosa:
16. Babylon:
Última faixa do disco, pra mim uma mistura de Vogue (Madonna) com Black Jesus, Amen Fashion (Lady Gaga - BTW). Pra ser sincera na primeira vez que eu ouvi a música, não fez muito sentido, mas depois pensando em várias possíveis referências achei uma que talvez explique Babylon ser a última faixa do disco, e possivelmente, uma das mais importantes, me deixou intrigada quando ela falou do "sorriso do século XVI, o qual remete a Monalisa,
Em minha pesquisa encontrei que Monalisa preenchia os requisitos morais dos séculos XV e XVI. Novamente aqui descrevo uma música crítica e metafórica, Já que Monalisa é considerada um exemplo, Gaga vai aos extremos fazendo "festejando como na Babilônia". A segunda parte da música faz menção à moda, em quase todos os álbuns de Gaga, tem pelo menos uma música relacionada moda. Há também, a possibilidade de auto referência ou auto inspiração, ela mesma compara seus autos e baixos com Babilônia, as fofocas, as festas, e repentinamente a "queda". Ao mesmo tempo, ela se mostra forte e firme quando canta:
"Desfile, ande um quilômetro
Arrase, no estilo cidade antiga."
Quando ela menciona a torre de Babel, faz uma clara referencia as fofocas. Vou ressaltar também, o som de saxofone, usado também em The Egde of Glory, que deixa a música bem enfática.
No geral, acredito que essa música foi um desfecho sensacional, é como se o tempo todo os tablóides mostrassem que ela caiu, ou até mesmo que ela está com alguém o qual ela não está, além de, após ArtPop, a mídia em geral falar que ela era uma estrela decadente, e por fim ela nos entrega uma música dançante com seus significados intensos, mostrando que mesmo com todas as cicatrizes, ela continua de pé.
Se você chegou até aqui, leia meu resumo! (Fiz com muito carinho) ♥
Imagem da internet
Eu amei Chromatica, (só não mais que Artpop) creio que a experiência que Lady Gaga queria passar, deu super certo. Você realmente tem uma experiência única com esse álbum. No entanto percebo em alguns pontos críticas pontuais, como se em partes, prestássemos atenção na batida e esquecêssemos da letra, não dando ouvidos a ela, em outros ela chega a vocais quase que gritantes para compreendermos sua liberdade, esse álbum tem vários trocadilhos, como: o que você vê, não é o que estou sentindo.
Posso colocar que escrever Chromatica foi quase que uma terapia para ela tirar um pouco de sua dor. Em contraponto vejo o carinho por cada detalhe e o cuidado de Gaga em relação aos próximos passos, esse álbum certamente foi metricamente pensado e desenvolvido, e mais do que isso, consigo vê-la impressa nas letras, mais do que isso, consigo sentir sua intensidade nos vocais. Não sei se o mesmo está projetado para ser um álbum visual, mas lhe cairia muito bem.
Você achou que acabou, ainda tem um bônus!
Você sabe quais são as tribos de Chromatica?
Se você ainda não reparou, nos clipes aparece essa símbologia (em baixo), a qual significam as diferentes tribos de Chomatica:
Imagens da internet
Rosa: Kindness Punks - Punks bondosos
Azul: Freedom Fighters - Lutadores da liberdade Preto: Junkyard Scavengers - Algo como: Catadores de sucata Vermelho: Government Officials - Oficiais do governo Verde: Eco Warriors - Algo como: Guerreiros ambientais
Amarelo: Cyber Kids - Algo como: Crianças tecnológicas
Fonte: Twitter: @updategagabr
Obrigada por chegarem até aqui, até a próxima ♥
Comments